domingo, 18 de julho de 2010

ELEITO NOVO PRESIDENTE DA IGREJA ADVENTISTA MUNDIAL

O Pastor John Byington foi eleito como o primeiro presidente da Igreja Adventista em 20 de maio de 1863, em Battle Creek. Nesta ocasião o plenário sugeriu recomendar Thiago White que era dinâmico, enérgico e possuía um perfil arrojado de liderança. A idéia de que a igreja deveria se organizar, partira de Thiago White e este preferiu declinar a indicação evitando comentários de ter-se empenhado para alcançar alguma posição hierárquica.

O líder mais velho presente com seus 71 anos, também chamado afetuosamente de “Pai Byington”, mostrou-se incansável em seu mandato para promover a unidade da igreja. Em suas viagens constantes, pregava fervorosamente, animava os crentes, batizava novos conversos e organizava grupos e congregações. O seu tema favorito apresentado em seus sermões, tinha como título – “O Espírito Santo e seu poder”.

Esse poder comumente mencionado pelo primeiro presidente da igreja adventista mundial, organizou esta igreja, mesmo que pequenina em seu início, mas que desde então tem promovido de maneira espetacular o seu crescimento nos aspectos quantitativo e qualitativo. Em 1963, a igreja possuía apenas seis campos locais, 30 pastores, 125 igrejas e 3.500 membros. Hoje, somos 112 uniões, 572 campos locais, 128.391 igrejas e grupos, 15.921.408 membros, pregando o “evangelho do reino” em 891 línguas e distribuindo literatura em 369 diferentes idiomas! O poder do Espírito continuará a disposição do povo remanescente até que a obra de evangelização por todo mundo se complete. Não olvidemos deste rumo traçado a este povo, pois Ellen White assim declarou: "Nada temos a recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e os ensinos que nos ministrou no passado. " T. S Vol III, 443

Deus tem escolhido desde os tempos bíblicos, servos comprometidos. Quanto a Davi, Ele disse: “Achei a Davi.... varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.”Atos 13:22. Podemos imaginar Deus expressando a sua vontade em transbordante júbilo quanto a eleição do presidente atual da Igreja Adventista: “Achei a Ted Wilson... varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.”

No dia 25 de junho de 2010 na 59ª Assembleia Mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Atlanta - EUA, o Pr. Ted Wilson foi nomeado para presidente mundial desta organização para os próximos 5 anos.

“Ted Wilson é norte-americano e filho de Neal Wilson, que presidiu os adventistas do sétimo dia no mundo de 1979 até 1990. Foi eleito como vice-presidente mundial adventista do sétimo dia em julho de 2000 durante a Assembléia Mundial realizada em Toronto, no Canadá. Seu trabalho de 35 anos na obra adventista incluiu atuação na secretaria, foi diretor da Divisão Africana Centro Ocidental (sede em Costa do Marfim), secretário associado da Associação Geral, presidente da Divisão Euro-Asiática (com sede na Rússia) e presidente da Review and Herald Publishing Association (editora da Revista Adventista em inglês), entre outras atividades. É casado com Nancy Louise Wilson, médica. O casal tem três filhas: Emilie, Elizabeth e Catherine. Provavelmente é a primeira vez na história da liderança adventista em que um filho de ex-presidente é eleito para presidir a Igreja Adventista no mundo. Segundo o pastor Erton Köhler, presidente da Divisão Sul-Americana, “ele é uma pessoa de perfil muito pastoral, focado na missão da igreja, um grande apoiador do ministério de publicações e um divulgador dos escritos de Ellen White. Ele foi o criador e promotor do projeto Conectando com Jesus”. Köhler acrescenta, ainda, que Ted Wilson é um grande amigo e admirador da igreja na America do Sul e vibra com os movimentos missionários adventistas nesta região. “A Igreja vai estar muito bem atendida com sua liderança e a Divisão bem conectada com a igreja mundial”, conclui Köhler. (Fonte: http://gc.portaladventista.org/2010/06/25/ted-wilson-e-o-novo-presidente-mundial-da-igreja-adventista/)

Esse é o sentimento que tenho, acompanhando as notícias em Atlanta. O sentimento de não questionar as escolhas dos novos líderes para a próxima gestão pois a igreja mundial ora fervorosamente para que cada pessoa eleita seja apontada como a vontade de Deus. É preciso reconhecer que o Espírito de Deus está no controle de tudo, influenciando o avanço da obra para a sua culminação final – A volta do Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário